sexta-feira, 21 de junho de 2013

Psicologia, Cinema e Pipoca #2: O Nevoeiro

Dessa vez venho trazer um filme que muitos podem considerar uma "viagem" simplesmente por se tratar de uma ficção científica, com toques de terror e suspense. Entretanto, esse filme desenvolve uma leitura muito oportuna de como se estrutura uma sociedade no limiar do fanatismo religioso, da ausência de regras vivida resultado de uma anarquia generalizada. O filme nos permite fazer uma análise socioantropológica do homem a partir de seu estado mais natural, mostra como as pessoas reagem ao medo e a manipulação e para mim é um verdadeiro tratado de Psicologia. 

Segue a ficha do filme:

O Nevoeiro

Título Original: The Mist
Direção: Frank Darabont
Gênero: Terror/Ficção científica
Ano: 2007

Sinopse: Após uma violenta tempestade devastar a cidade de Maine, David Drayton (Thomas Jane) e Billy (Nathan Gamble), seu filho de 8 anos, correm rumo ao supermercado, temendo que os suprimentos se esgotem. Porém um estranho nevoeiro toma conta da cidade, o que faz com que David, Billy e outras pessoas fiquem presas no supermercado. Logo David descobre que há algo de sobrenatural envolvido e que, caso deixem o local, isto pode ser fatal.


Espero que gostem do filme, aproveitem para refletirem seu conteúdo a partir de algumas obras importantes de Freud, como o "Psicologia das Massas e Análises do Eu" e o "Mal-Estar na Civilização".

Nenhum comentário:

Postar um comentário