segunda-feira, 10 de junho de 2013

Psicologia, Cinema e Pipoca #1: A Origem

Sempre passando boas dicas de filmes que abordam temas relacionados a Psicologia de alguma forma, venho aqui falar sobre um filme realmente sensacional. Trata-se de "A Origem", um filme de 2010 cuja temática gira em torno dos sonhos. Aí vai a ficha do filme com a sinopse:

A Origem
Título Original: Inception
Ano: 2010
Direção: Christopher Nolan
Gênero: Ficção
Trilha Sonora: Hans Zimmer

Sinopse: Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.


Perde a graça se eu revelar a vocês mais do que está na sinopse, mas de antemão adianto que o filme trata de muitos conceitos bacanas, não apenas relacionados ao sonhar, mas também ao que diz respeito a teoria dos simulacros e simulações de Jean Baudrillard. É um filme que não só tem uma estória envolvente e muito bem desenvolvida como também fomenta inúmeras discussões bacanas no terreno fértil da Psicologia, principalmente a Psicanálise e a Psicologia Analítica. Recomendo esse filmaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário