quarta-feira, 5 de junho de 2013

VIOLÊNCIA!

Violência. A onda de violência na TV me cansa, me mostra um mundo doente que não percebe que está doente, um mundo desumano que tenta ser humano e cada vez mais falha miseravelmente. Pessoas cada vez mais tendo atitudes incoerentes, deixando seus sentimentos mais sombrios e egoístas transbordarem em uma série de atos cruéis praticados contra seus semelhantes. Se o que nos distingue dos animais irracionais é a capacidade de refletir porque não nos debruçamos sobre essa reflexão e pensamos melhor sobre como a violência nos permeia? Porque deixamos a violência tomar espaço, ser liberada como as águas caudalosas de uma represa arrebentada, diretamente escoando de nosso inconsciente, de nossas frustrações, de nossos desejos sombrios. Porque é bom ser violento, esse é o motivo.

Somos reprimidos o tempo todo, somos tolhidos em nosso ser contra nossas frustrações, nossos sonhos esmagados, nossas esperanças desastrosas e acabamos por afundar em nossa própria angústia, atrás de uma boia que possa nos salvar da perdição de nossa própria falha. E aí vem a raiva, a vontade de descarregar todo ódio contra esse mundo injusto, nas pessoas que acharam que nos prejudicaram, o desejo de vingança vem como uma febre inesperada tomando todo nosso ser e quando percebemos estamos agindo como nunca esperávamos que fôssemos capazes. Mas somos, porque o ser humano é o pior animal do mundo, por ser racional, é capaz de mais irracionalidades que os irracionais. E assim, a violência cresce pautada nos egos feridos, nos limites frágeis da constituição humana, atingindo toda sociedade num efeito dominó incontrolável. Se por acaso trocássemos a violência pela gentileza o efeito seria muito mais saudável, proveitoso, contudo o homem é seu próprio algoz.


E assim, eu estou cansado, cansado dessa violência sem sentido. Abomino-a, e abomino a mim mesmo por saber que muitas vezes ela é necessária. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário