quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Entendendo o TOC- Transtorno Obsessivo-Compulsivo


No nosso texto de hoje iremos tentar explicar de maneira mais simples o que é o Transtorno Obsessivo-Compulsivo- TOC, e como ele se manifesta. Como o próprio nome indica, é uma psicopatologia em que o sujeito apresenta obsessões e compulsões que se repetem, causam sofrimento e dificultam a realização de atividades da vida cotidiana. Muitos desses sintomas são confundidos / reconhecidos por pessoas leigas como "manias", mas muito incomuns e irracionais. Talvez você já tenha ouvido falar sobre TOC ou visto alguma reportagem na televisão, então você deve estar imaginando algumas dessas "manias" como lavar as mãos, manter tudo sempre limpo, organização excessiva, etc. Isso tudo é TOC? Depende.


Ballone nos apresenta uma definição clara do que são obsessões e compulsões:

Obsessões são pensamentos ou idéias (p. ex. dúvidas), impulsos, imagens, cenas, enfim, são atitudes mentais que invadem a consciência de forma involuntária, repetitiva, persistente e normalmente absurdas. Essas idéias obsessivas são ou não seguidas de rituais destinados a neutralizá-los, as compulsões. Os pesamentos obsessivos são experimentados como intrusivos, inapropriados ou estranhos pelo próprio paciente, o que acaba causando mais ansiedade e desconforto emocional. A pessoa tenta resistir a esses pensamentos, ignorá-los ou suprimi-los com ações ou com outros pensamentos, mas sempre, o próprio paciente reconhece tudo isso como produto de sua mente e não como se fossem originados de fora (como ocorre na esquizofrenia). 

Compulsões são comportamentos repetitivos (p.ex.lavar as mãos, fazer verificações, fechar portas 4 vezes), ou atos mentais (rezar,contar, repetir palavras ou frases) que a pessoa é levada a executar em resposta a uma obsessão ou em virtude de regras (auto impostas) que devem ser seguidas rigidamente. Os comportamentos ou atitudes mentais compulsivas são destinadas a prevenir ou reduzir o desconforto gerado pela obsessão, ou prevenir alguma situação ou evento temidos. Como dissemos, o próprio paciente percebe que essas atitudes não possuem uma conexão realística ou direta com o que pretendem evitar, ou que são claramente excessivas, mas essa crítica não é suficiente para inibir a compulsão.

Então, simplificando em vias gerais, o TOC são pensamentos que a pessoa não tem controle e se repetem em sua mente, vindo insistentemente e causando angústia, enquanto que as compulsões são atos em que a pessoa repete comportamentos, mentalmente ou fisicamente, para aliviar os pensamentos obsessivos. 


Os pensamentos obsessivos são em sua maioria irracionais e sem lógica compatível com a realidade, então um exemplo disso é uma pessoa cujo pensamento diz para ela rezar cinco vezes sempre que ver alguém com uma camisa azul senão alguém da sua família vai morrer. Conheci uma pessoa com TOC que ela tinha que rezar sempre que ia ao banheiro. Existem uma infinidade de exemplos de sintomas do TOC, mas quais são os tipos mais comuns? É o que veremos a seguir.

Tipos de Obsessões e Compulsões:
(Lembrando que a obsessão é o pensamento e compulsão é o ato)




-Preocupação/Medo de Contaminação: medo de se contaminar com germes, bactérias, doenças, o que leva a pessoa a limpar tudo excessivamente, evitar tocar nas coisas que ela considera sujas/contaminadas, proteção exagerada como usar luvas e máscara o tempo todo ou boa parte do tempo, evitar tocar em outras pessoas ou objetos.


-Pensamentos repetitivos de dúvidas e de perfeição extrema: leva a pessoa a verificar as coisas detalhadamente, várias vezes seguidas, dificulta que a pessoa termine qualquer coisa que tenha para fazer, porque mesmo terminada a tarefa ela confere minunciosamente tudo várias vezes.

-Preocupação com simetria, exatidão, ordem ou alinhamento: também muito comum, a pessoa
organiza tudo ao seu redor com extrema rigidez, qualquer coisa desalinhada (um par de chinelos tortos, quadros tortos, sequencias desiguais) levam a pessoa a ficar extremamente incomodada e um desejo incontrolável de organizar tudo.






-Pensamentos ou impulsos de machucar, ferir ou agredir: Esse é pouco conhecido, mas faz parte dos sintomas do TOC. Diz respeito a fugir de objetos que possam machucar os outros, como facas, armas, desculpar-se excessivamente com os outros mesmo que nada tenha ocorrido.

-Pensamentos ruins, indesejáveis ou negativos sobre sexo: evita manifestações de carinho e afeto, retraimento social excessivo por medo de perder o controle, orações exageradas, evita relacionamentos e atividade sexual ou as faz mas com um sentimento grande de culpa.

-Preocupação em guardar, poupar, armazenas objetos sem necessidade: Esse ganhou até um Acumuladores, pois é isso que as pessoas que não se tratam se tornam. Passam a guardar coisas inúteis, não conseguem jogar objetos fora, descartar lixo, o que leva a entupir o espaço onde vive de tranqueiras. Lembro de mais de um caso onde as pessoas morreram soterradas no próprio lixo que acumularam. Clique aqui para ler a reportagem.




-Preocupação com doenças ou com o corpo: medo de ficar doente, consultas frequentes ao médico, mesmo sabendo que não está doente não confia no diagnóstico médico nem em exames.


-Preocupação números, cores, datas, horários: tendem a ter atitudes bizarras, não usam determinada cor (Roberto Carlos, é você?), acham que as cor podem influenciar a realidade, evitam ou se apegam a determinados números e datas, evitam ou se apegam a determinados horários.


-Pensamentos sobre culpa, pecado, blasfêmias, honestidade/desonestidade: Compulsões para rezar, repetir palavras, frases, tentar afastar pensamentos indesejáveis e negativos.



Como podemos ver existe uma ampla gama de sintomas do TOC, em geral o portador apresente algum tipo dos descritos acima ou uma pequena variação de um ou dois tipos. Alguns pacientes podem ainda apresentar sintomas pontuais de um dos transtornos sem caracterizar o TOC em si, o que chamamos de espectro do TOC, ou seja, ele possui um sintoma que faz parte de alguma compulsão ou obsessão, mas não o bastante para fechar o diagnóstico de TOC.

Não se sabe o que causa o TOC, embora alguns fatores neurobiológicos (incluindo os genéticos), fatores de natureza psicológica e fatores ambientais atuam na origem, agravamento e manutenção dos sintomas do TOC. Sabe-se que os portadores de TOC têm várias características biológicas distintas, que produzem um funcionamento cerebral também distinto. São pessoas mais suscetíveis aos medos, experimentam excesso de responsabilidade, interpretam riscos de forma exagerada e lidam com suas angústias e temores tentando neutralizá-los através de realizações de rituais ou evitações.


O TOC deve ser diagnosticado por um profissional Psiquiatra ou Psicólogo, e seu tratamento deve ser iniciado o mais breve possível. O tratamento desse transtorno é feito com antidepressivos, e é indispensável o uso de remédios, uma vez que os pensamentos obsessivos não podem ser evitados apenas com aconselhamento e terapia. É um transtorno extremamente desagradável, não há uma cura definitiva, mas há tratamento e alívio dos sintomas.



Referências: 

http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=80

http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=81

Nenhum comentário:

Postar um comentário