terça-feira, 19 de maio de 2015

Maconha Sintética que Mata Mais Rápido?


Os pais do jovem Connor Eckhardt estão arrasados. Seu único filho morreu de forma inesperada com 19 anos de idade, depois de fumar uma forma sintética de maconha chamada "Spice", algo como "tempero" ou "especiaria". Os pais acreditavam que tinham uma relação íntima com o filho sobre as drogas, aparentemente se enganaram. Eles estão agora num movimento para mostrar ao mundo os perigos das drogas sintéticas vendidas pela internet em algumas lojas especiais como nomes de "Spice", "K-2" e "Scooby Snax". São ilegais e muitas vezes ditas impróprias para o consumo humano.


Os pais de Connor, através do Facebook e do site Do It 4 Connor estão divulgando que essas drogas sintéticas podem causar ataques cardíacos, dano cerebral, alucinações, dependência e matar. Um jovem que utilizou a maconha sintética disse "Seu corpo quer, mesmo sabendo que não devia". Uma mulher disse que "Da última vez que fumei achei que teria um ataque do coração". Uma entrevista com outro usuário ficou comprometida porque ele estava incapaz de responder questões básicas devido ao seu estado. Outro homem, ciente da morte de Connor, disse que a droga era uma "roleta russa". Educadores dizem que os jovens pensam que estão adquirindo uma alternativa mais segura que a maconha, mas estão enganados. 


Essa nova maconha, o Spice e outras similares são folhas trituradas adicionadas de produtos químicos e embaladas em envelopes chamativos. Não se sabe onde é feita ou o que é colocada nela, de acordo com o Departamento Antidrogas de Los Angeles. Os policiais estão investigando esses fatos e disseram "Spice" é fumado como maconha. Porque usar tudo? Aqueles que fizeram disseram que é nova e te deixa no limite, e não aparece nos testes toxicológicos por ser uma substância nova, fator esse que aumenta sua popularidade. Uma pesquisa realizada na faculdade constatou que 8% dos alunos já experimentaram, enquanto que 30%  já experimentaram maconha.  


COMO SPICE AFETA O CÉREBRO?

Os usuários dessa maconha sintética relataram uma sensação similar a produzida pela maconha - alteração de humor, relaxamento, alteração da percepção - em alguns casos os efeitos são mais potentes que aqueles da maconha comum. Existem relatos de ataques de pânico, paranóia e alucinações. 

Até então não há estudos científicos sobre os efeitos do Spice no cérebro humano, mas é sabido que os componentes canabinóides encontrados no Spice agem nos mesmos receptores como THC, o a substância química básica da maconha. Alguns componentes do Spice, entretanto, se ligam mais fortemente a esses receptores que podem levar a um forte e inesperado efeito. Devido a composição química desconhecida de seus componentes pode causar diversos efeitos desconhecidos em seus usuários.


QUAIS OUTROS EFEITOS NO ORGANISMO QUE O SPICE PODE CAUSAR?

Usuários de Spice que foram levados ao centro de Toxicologia relataram sintomas que incluíam taquicardia, vomito, agitação, confusão e alucinações. Spice também pode aumentar a pressão sanguínea e causar uma redução do suprimento de sangue ao coração causando isquemia do miocárdio. Em alguns casos é associada a ataques cardíacos. Usuários contínuos podem experienciar sintomas de dependência e tolerância. 

Não sabemos ainda todo os efeitos que o Spice pode ter na saúde humana ou o quão tóxica ela pode ser, mas existe um consenso em saúde pública que ela pode ser prejudicial por conter resíduos de metais pesados em sua mistura. Sem uma análise mais precisa é difícil determinar se o alarde acerca dessa droga é justificado. Em todo caso, como qualquer tipo de droga, o melhor que se tem a fazer é evitá-la.


FONTES:

http://www.emcdda.europa.eu/attachements.cfm/att_80086_EN_Spice%20Thematic%20paper%20%E2%80%94%20final%20version.pdf

http://www.myfoxchicago.com/story/27176277/fox-11-investigates-synthetic-marijuana

http://www.jornalciencia.com/saude/mente/4402-maconha-sintetica-rapaz-de-19-anos-morre-apos-experimentar-nova-droga-que-esta-virando-moda-entre-os-jovens

http://www.drugabuse.gov/publications/drugfacts/k2spice-synthetic-marijuana

Nenhum comentário:

Postar um comentário