quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

POR QUE ESCOLHER CURSAR PSICOLOGIA?

A pressão do final do ensino médio para que os adolescentes escolham uma carreira é tremenda. Hoje, está muito mais fácil cursar uma graduação, uma vez que as faculdades vem se multiplicando assustadoramente, nem sempre com qualidade, mas esse não é o foco desse artigo. Os cursos mais procurados no Ceará sempre giraram entre Medicina, Direito, Engenharia e Psicologia. Segundo o Ministério da Educação, em 2015 Psicologia foi o 9° curso mais procurado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mas porque fazer Psicologia?



DÚVIDAS NA ESCOLHA

Os estudantes do ensino médio são forçados a se decidir muito cedo sobre seu futuro profissional, muitas vezes bombardeados por opiniões alheias (amigos, pais, parentes) que tendem a influenciar os jovens a respeito da escolha de sua profissão. São, em diversos casos, orientados para profissões onde vão ter mais retorno financeiro ou mais reconhecimento social. Medicina e Direito são sempre alguns desses cursos em que, supostamente, a pessoa vai ter sucesso caso se forme. Além disso, nem sempre a instituição de ensino fornece uma acompanhamento vocacional, isso somado a desinformação pode levar o estudante a escolhas equivocadas. De uns anos para cá a Psicologia tem ganhado mais visibilidade através de pesquisas, divulgação na mídia e internet o que tem atraído muitos estudantes para a área. Todavia eu percebo que muitos estudantes (e outras pessoas que prestam o vestibular) escolhem a Psicologia por motivos equivocados. Vou tentar demonstrar e explicar esse motivos e falar um pouco do que a Psicologia realmente é e faz.




CURSO DE PSICOLOGIA NÃO É TERAPIA

Uma colega que entrou comigo na faculdade de Psicologia questionava constantemente o que era ensinado na graduação. Não que isso seja ruim, o papel de questionador é fundamental em qualquer instituição de ensino. O problema era que ela tinha dificuldade de entender o que era ensinado, para ela aquilo não fazia sentido! Logo, suas dúvidas também não, o que levava a questionamentos sem nexo, uma vez que ela não conseguia absorver o conteúdo. Até que 3 semestres depois ela resolveu largar o curso. Em várias conversas com ela eu percebi que ela tinha muitos problemas pessoais, e que sua vida era bem complicada. Até que ela fez vestibular na mesma instituição, para o curso de Farmácia. Algum tempo depois encontrei com ela e ela estava gostando muito do curso e se identificava mais do que com psicologia. 

Usei esse exemplo da vida real para demonstrar algo muito comum: muitos estudantes escolher erradamente o curso de Psicologia porque precisam de psicoterapia (falei sobre psicoterapia nessa matéria aqui) . Algumas pessoas acham que o curso de Psicologia é um tratamento ou terapia (essa mesma amiga achava isso), o que não é! O estudante de Psicologia pode (e deve) fazer psicoterapia para entender melhor suas questões pessoais e aprender a lidar com elas, mas isso é fora do curso, é algo a parte, mas importante para sua formação.

Além desse exemplo, já presenciei algumas situações em sala de aula em meus tempos de estudante no qual o professor as vezes interrompia a aula para conversar com o aluno, ou o fazia após a aula, quando algo no conteúdo ministrado mexia com o aluno, desencadeando crises de choro ou mesmo surtos de raiva. 


PORQUE ESCOLHER CURSAR PSICOLOGIA

Já ouvi muito a frase "eu quero ser psicólogo para ajudar as pessoas". Se você pensa assim, não deveria escolher o curso de Psicologia. Existem várias profissões ou trabalhos voluntários onde você pode ajudar as pessoas, O objetivo do Psicólogo não é ajudar, embora a ajuda possa ser uma consequência em alguns casos. Leia sobre psicoterapia aqui para entender isso.

Psicologia não é um curso fácil, mas qualquer pessoa com dedicação consegue terminá-lo. A primeira coisa que você deve analisar ao pensar em fazer essa faculdade é se você gosta de lidar com pessoas. A Psicologia tem diversas áreas, embora as pessoas só consigam visualizar mais a área clínica, todavia em todas você vai lidar com pessoas, de forma diferente. Se você não gosta ou não se sente à vontade para esse contato humano, repense sua escolha.

No curso de Psicologia você irá estudar o comportamento humano, o funcionamento do cérebro, as relações entre sociedade-indivíduo, indivíduo-cultura, dentre outras, a anatomia cerebral, as patologia da mente, as teorias psicológicas e suas aplicações, etc.

É necessário gostar de ler muito, porque é um curso que exige muita leitura e interpretação. A faculdade ensina o básico e cada um deve procurar estudar muito e ler não só o que é sugerido pelos professores (que já é bastante coisa).

Gostar dos temas de Psicologia faz com que você se apaixone pelo curso com mais facilidade. Psicologia é uma área muito abrangente, mas o principal é gostar de ler e entender sobre o comportamento humano. 


Espero que esse texto tenha sido útil para você que é ou não estudante, que pensa em fazer Psicologia ou que apenas tinha curiosidade no assunto. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica pode cometar aqui abaixo ou mandar um e-mail! 




Referências:
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/01/veja-os-20-cursos-mais-procurados-do-sisu-administracao-lidera-lista.html


http://ruf.folha.uol.com.br/2015/ranking-de-cursos/psicologia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário