quarta-feira, 22 de novembro de 2017

PSICÓLOGO PODE ATENDER NA SUA RESIDÊNCIA?

Recentemente recebi uma pergunta aqui no blog e achei interessante não apenas responder a pessoa mas desenvolver um pouco mais de fazer um post sobre isso. Então vamos lá.

A pergunta em questão foi essa:

"Uma psicóloga que mora em um condomínio pode atender pacientes em seu apartamento? 
Moradores se incomodam com entra e sai de pessoas desconhecidas e ficam nervosas quanto a alguém sofrer uma crise e fazer maus para suas crianças que ali estão nas áreas comuns."





E aí, pode ou não? Um psicólogo pode atender seus pacientes na sua residência? Eu formei meu pensamento em relação a essa indagação, mas também entrei em contato com o Conselho Regional de Psicologia 11ª Região, para ver as questões legais desse problema. Segue a resposta do CRP 11:

"Prezado Leonardo, não há vedação específica no sistema conselho de psicologia sobre o atendimento psicológico na residencia do psicólogo. Essa é até uma prática comum em outros países como a França, por exemplo. No entanto, o conselho de psicologia, quando questionado pela categoria sobre essa possibilidade, não orienta a prestação de serviço psicológico nesses moldes, pois considera que existem riscos para o profissional, para os clientes e para os condôminos. Geralmente, na convenção coletiva dos condomínios há vedação na utilização do local para fins comerciais. Outro fator considerado pelo CRP11 é de que no local da prestação de serviço como autônomo deve haver alvará de funcionamento e alvará da vigilância sanitária - matéria de que tratam os regionais da prefeitura. Essas são informações úteis para denuncias junta a prefeitura e aos responsáveis pelo condomínio."

Ou seja, existem questões legais específicas para transformar o seu apartamento em um consultório, existem legislações que precisam ser respeitadas, não é simplesmente usar o apartamento como consultório e pronto. É necessário que a legislação do condomínio permita e que tenha os alvarás de funcionamento como qualquer estabelecimento, além de outros registros que não vou adentrar aqui. 

O próprio Conselho de Psicologia, apesar de não haver um impedimento legal, desaconselha essa tipo de prática. Eu penso que pode acontecer alguns problemas. O primeiro é o transito constante de pessoas estranhas, como bem se queixou a pessoa que em enviou a pergunta. E quando falamos de saúde mental, falamos de pessoas que estão passando por problemas, podem ter transtornos mentais, tem risco de surtar. Imagine uma pessoa surtar e ir para os apartamentos vizinhos, ou causar dano ao patrimônio do condomínio, ou ainda, cometer suicídio nas dependências do prédio onde brincam crianças. Já vi pacientes antes do atendimento entrarem em crises, gritando, esmurrando as paredes, se jogando no chão. É uma possibilidade. E em um local inapropriado para este tipo de intervenção o resultado pode ser desastroso. 

Temos ainda a questão do local de trabalho ser a morada do psicólogo. Em nossa profissão nós lidamos com muito sofrimento, e associar o local de cuidado, de relação com a dor do outro com o ambiente de repouso e lazer é um pouco complicado, no meu ponto de vista. Quando terminamos de atender, precisamos nos recompor, pois o trabalho do psicólogo gera um desgaste emocional e mental considerável.  É preciso haver uma diferenciação, não acho nada saudável viver no ambiente de trabalho. 

Mas então, espero ter esclarecido a pessoa que me perguntou e a muitas outras que tinham a mesma dúvida. Fiquem à vontade para fazer perguntas, mandar temas ou sugestões e críticas. Obrigado!



























20 comentários:

  1. Boa noite, eu gostaria de perguntar se o psicólogo pode ter um espaço onde poderá atender crianças em grupo com dificuldades no aprendizado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse espaço geralmente é seu consultório ou uma sala adaptada para grupos. Dependendo da quantidade de crianças é necessário auxílio de outro psicólogo ou estagiário de psicologia.

      Excluir
  2. Eu tinha essa mesma dúvida!! Muito grata pelos esclarecimentos!😉

    ResponderExcluir
  3. Estava com esta mesma dúvida. Foi muito esclarecedor sua postagem. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. ola, estou cursando psicopedagogia e algumas pessoas me pedem para atende las, mas nao sei se posso por ainda esta em formação. Ajuda? antendo? posso cobrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, só é permitido atender como Psicólogo aquele profissional com CRP ativo.

      Excluir
  5. Olá de onde vc e dou de Sarandi preciso muito de uma pessoa que atende em residências

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não realizo atendimentos domiciliares, procure esses serviços na sua cidade.

      Excluir
  6. o psicologo pode atender em ambientes corporativos ou seja, prestar atendimento terceirizado em uma empresa em um certo dia da semana, por exemplo. Como deve ser a sala de atendimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Isso é possível sim, desde que seja feito uma espécie de projeto de atendimento, falando dos objetivos desse atendimento, os critérios para atender os funcionários, o tempo, etc. O local de atendimento deve ser privativo, para garantir o sigilo das informações, de preferência sem janelas e que não tenha acesso a outros espaços e que o som não seja ouvido pelo lado de fora.

      Excluir
  7. Com essa MP do dia 11 de junho que coloca a atividade de psicologia em um mote de baixo risco, nao necessitando de alvará, o psicólogo pode atender em casa sem mais nenhum tipo de permissão? Se colocar uma placa na frente da residência acenando o serviço de psicologia, o que pode acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma pergunta difícil. Cada vez mais vemos profissionais despreparados, e a regulação exercida pelos Conselhos é muito insuficiente. Cada vez mais outras práticas vem se apropriando de saberes da psicologia e utilizando indiscriminadamente, "atendendo" seus "clientes", e não há uma mobilização do Conselho Federal quanto a isso. Os psicólogo, em sua maioria, se excluem muito dessas questões políticas e administrativas e o resultado é que nem temos uma regulamentação de carga horária, nem de piso salarial, em pleno 2019. Fortalecer os Conselhos, sindicatos e se engajar mais nessas questões pode ajudar a combater esses problemas.

      Excluir
  8. Gostaria de saber quais os procedimentos legais para tornar-se um psicólogo home care se preciso de alguma documentação também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente não sei. Procure o conselho da sua região, eles respondem a essas dúvidas por email ou telefone.

      Excluir
  9. Eu acho mais perigoso os atendimentos domiciliares, em residências de estranhos, do que o atendimento na residência do psicólogo, onde o próprio pode ser controlado e ter algum sistema de segurança específico

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, o psicólogo pode atender em cafeterias?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, o psicólogo pode atender em cafeterias?

    ResponderExcluir
  12. No meu condomínio tem um psicólogo que até de em seus apartamento. Eu trabalho fora e tenho dois filhos adolescentes que vem da escola e ao entrar em casa encontram paciente em nosso andar . Sinto-me aflita e infelizmente o síndico e conivente com a situação. Pois no prédio tem algumas pessoas em home office .inclusive eu já estive temporariamente . Seria possível mudar este atendimento ao público? Temo pela segurança dos meus filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A aflição é somente por ser um serviço psicológico? Vc entende do q se trata? Pois os demais profissionais, inclusive vc, trabalham no prédio e isso não foi um problema. As pessoas q procuram um psicólogo é porque estão cuidando da sua saúde mental. Não se trata de pessoas agressivas, o q qualquer cidadão pode ser, independente do local

      Excluir
  13. Obrigada por esses esclarecimentos, que Deus te abençoe

    ResponderExcluir